04 outubro, 2013

Responsividade e Responsabilidade






Oi, escreverei um pouco de um termo que tenho ouvido recorrentemente: responsividade, ou como diz o mundo dos jargões: “um site responsivo/responsive”.

Um dia ainda posto o meu: esqueça os jargões e concentre-se no objetivo, mas como depois de velho resolvi me resguardar de stressis, melhor só tentar encaminhar as coisas para um futuro melhor...  Primeira coisa, responsividade, sabe do que se trata? 

Então, Responsividade:

na psicologia, refere-se a atitudes compreensivas que visam, através do apoio emocional e da bi-direcionalidade na comunicação, favorecer o desenvolvimento da autonomia e da auto-afirmação.

para a OMS envolve respeitar as necessidades do consumidor e orientar o serviço para melhor atendê-lo.

na ciência política, responsividade diz respeito a quanto as ações governamentais atendem às expectativas e demandas da população.


Na WEB: essa imagem vale a contextualização:




Sacou já? Não? Ó:



A pergunta que não quer calar é: 

Como é possível fazer “um site” para se encaixar em tudo isso ae?
E sabe o que mais me preocupa na questão acima, ou qual o erro? O “um”. 

Pois é... a mágica tem que acontecer para tudo parecer um, mas como tudo que existe na Internet, alguns alguéns precisam pensar, escrever, desenhar o que o computador ou o site fará. De modo que não será UM site, mas quantos grides você definirá para que ele responda adequadamente sem quebrar ou frustrar a pessoa que está no site.

Opa, o que é gride? É colocar dentro de um quebra cabeça com margens o que será exibido e por qual motivo razão e circunstância.

E tem mais: seu público precisa disso? 

Se o seu site é todo em FLASH (tá apelei) você não vai pensar responsivo. 

Se o seu site não funciona em MULTIPLATAFORMA, por que você vai adicionar mais variáveis para pensar... 

Se o seu site não tem conteúdo, visitantes ou objetivo... pra que todo o trabalhão, para ficar na moda dos jargões e dizer: sim eu tenho um iphone.. ops.. um site responsivo.

Como assim?
Ó:

Se o seu site é flash, refaça o site, não vou explicar... K Recuso-me, pois eu acredito que o seu objetivo é layout, animação e não o usuário... 

O que é um site multiplataforma?

Ó²:
Desktop
Notebook
Tablet
SmartPhone
Outros (Video Games, TV...)
Windows
MacOs
Linux..
IOS
Android
Ios
Android
Outros
Xbox S.O.
TV
S.O
Playstation
S.O
Internet Explorer
Firefox
Chrome
Safari
Opera
Outros
Safari
Opera mini
Opera Mini
Chorme
Outro..






8
9
10
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?



















S.O = sistema operacional

Repara ali: de hardware estamos falando de desktop, notebook, Tablet, SmarthPhones e Outros Meios...
De sistemas operacionais, estamos falando de Windows, Macs, etc...
De navegadores: estamos falando o Internet Explorer (IE), Firefox (FF)..
Quando falamos multiplataforma, na gíria dos velhos da web de 2010... era fazer tudo isso funcionar nos N navegadores e N versões desses navegadores... Lembra da discussão de que seu site só funciona no Internet Explorer 6???

Pois é.. se você não fizer a lição de casa da escadinha de que seu site funcione em várias versões de vários navegadores primeiro, você tem mesmo certeza que quer se preocupar com Sistemas operacionais e tamanhos de tela? OK.. depois não fale que sou eu o sádico/masoquista... 

Ah.. e porque falei do conteúdo, visitante e objetivo? Simples... o que seu site faz e quem o visita.. depois, o que você provê para essa pessoa e depois, ele tá mesmo usando varias plataformas ou sua mãe só acessa do 486 dela que tem a resolução de tela em 640x460 pixels?

Sorry baby.. entendeu o motivo de ter um objetivo e parar de pensar em moda e por quá motivo leva-se tempo, dinheiro e paciência?

Comece lendo um gibi em português antes de tentar ler Dostoiévski em russo... facilita a vida de todo mundo e não causa tanta ulcera... ;-)

Ah, mas Raul, quer dizer que você é contra um site responsivo?

Não, claro que não. Um site tem que responder primeiro aquele que é o seu objetivo e quanto mais consistente ele for melhor! 

Mas lembre-se, mais coisas, mais código, mais peso... seu usuário e seu conteúdo é que são importantes... não o site e você, o site e você são ferramentas!

Aliás, sou quase sou favorável à ideia do mobile fisrt devido à mudança de conceito e do publico da web, QUASE, acredito que em nossa região (São Paulo) muita gente já sabe mexer no seu smartphone e tablete, mas existe um bom caminho,  de alguns anos diria eu, para uma convergência entre o ter e o utilizar.
E será que nesse meio tempo outra moda não surge? Quem sabe um site irresponsável que não tenha cores e funcione em ASCII? 

Não sei, não prevejo o futuro da web que urge!  

Não sabe o que é ascII? Vai no youtube e faz uma busca por: "/ pôneis" (inclua a barra e remova as aspas).

Não acredito, preciso de números!!! Tó: Estatísticas sobre o mundo mobile:
o seu Google Analytics! ;-)

Ah! Gostei! Gostou do assunto, quer mais? Vê aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Postagens populares